top of page

Thereza Santos

Thereza Santos, negra, carioca, professora, filósofa, atriz, teatróloga, carnavalesca, militante política e ativista engajada nas causas do povo negro.

 

Registrada como Jaci dos Santos, Thereza Santos nasceu no dia 7 de julho de 1930 e desde cedo sentiu os efeitos causados pela discriminação racial. Ainda jovem, participou da Juventude Comunista, e suas dificuldades para a militância começaram quando percebeu que a questão racial era sempre abafada pelo argumento de que o foco deveria ser, unicamente, os “problemas de ordem social”.

Na década de 60 ingressou no Movimento pela Libertação dos Povos Africanos de Expressão Portuguesa. Por participar do Partido Comunista, Thereza foi presa nos anos 70, e depois que ganhou a liberdade, deixou o Brasil para viver por 5 anos no continente Africano e trabalhar como professora, contribuindo muito para a reconstrução cultural de diversos países como Angola, Cabo Verde e Guiné Bissau.

O material adquirido ao longo de sua vida foi doado ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos, o NEAB; a junção desse material se transformou na Coleção Thereza Santos que hoje é parte do acervo da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM), localizada também na UFSCar, junto às instalações do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Todo o conteúdo encontrado na Coleção retrata a sua trajetória de luta pelo reconhecimento e pertencimento à identidade etnicorracial negra.

Acesse o vídeo acima e conheça mais sobre essa Coleção incrível. Você pode se surpreender!

  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
bottom of page